Imagem
0

Legumes Assados e Vinagrete de Salsinha

Fonte: Simplesmente Delícia

Fonte: Simplesmente Delícia

Ingredientes

  • 2 ou 3 batatas doces
  • 3 cenouras medias
  • 6 dentes de alho (inteiros, com pele)
  • ¼ copo de azeite de oliva
  • 1 pitada de sal
  • 2 tomates
  • 1 colher de chá de vinagre balsâmico
  • 2 copos de salsinha (ou 1 ½ de salsinha e ½ de manjericão)
  • 1/3 copo de azeite de oliva
  • ½ limão (suco)
  • Sal

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180/200 graus. Forre um tabuleiro grande e um pequeno com papel manteiga e reserve-os.
Lave, seque bem, e corte as batatas doces em dois ou três pedaços. Parta então cada pedaço de batata na metade, e em seguida, corte cada metade de novo em dois. Procure cortar em pedaços iguais para assarem por igual. Ponha tudo numa vasilha grande. Lave e seque bem as cenouras e corte em pedaços de tamanho iguais ou parecidos com a batata doce. Junte à batata doce. Agora pegue os dentes de alho, com pele, ponha-os em cima de uma tabua, e esmague cada um com uma faca grande. Junte os alhos esmagados à batata e cenoura. Regue tudo com o azeite e uma boa pitada de sal.
Pegue os legumes com uma escumadeira e arrume-os no tabuleiro grande preparado, deixando o resto do azeite na vasilha. Leve ao forno por 30 minutos, retire do forno, vire os legumes, e volte o tabuleiro ao forno por mais 30/40 minutos. Eu gosto dos meus legumes bem assados portanto deixo mais de uma hora no forno.
Enquanto isso, parta os tomates em quatro. Ponha-os na vasilha com o resto do azeite, adicione o azeite balsâmico e mais uma pitada de sal, misture tudo e arrume os tomates no tabuleiro menor. Leve ao forno por uns 40 minutos. Os tomates assam mais rápido por isso temos que separa-los dos legumes.
Prepare a vinagrete. Ponha a salsinha no processador junto com o azeite. Processe bem e adicione o suco de limão. Tempere com sal, prove e ajuste o limão, se necessário. Essa vinagrete pode ser feita de véspera mas tire da geladeira pelo menos 30 minutos antes de usar.
Tire os legumes do forno, arrume num prato e regue com o vinagrete. Eu gosto de salpicar castanhas do Pará fatiadas e salgadas para dar um crocante ao prato mas você também pode usar amêndoas ou até amendoins salgados. E se gostar, prove com coalhada.

Fonte
Simplesmente Delícia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s